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O autor deste texto trabalha há 31 anos numa refinaria de petróleo.
Dicas de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!
Interessante!
Assim que você levar a sério e passar a aplicar as dicas que a seguir são explicadas, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.
Esperamos que lhes sejam proveitosas.
1ª Dica:
Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura ambiente e a do solo é mais baixa.
Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos subterrâneos. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a se expandir.
Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura do solo têm um papel muito importante.
Nas refinarias cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura, para que a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.
2ª Dica:
Quando for encher o tanque de seu veículo, peça ao frentista para não apertar a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido, converte-se num cheio real, eficaz.
Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação.
Isso faz com que os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
3ª Dica:
Encher o tanque antes que este fique abaixo da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos (cisternas) das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
4ª Dica:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido, e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer naquele posto nesse momento.
Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, fazendo com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado, e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo.
Assim sendo você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
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